by admin
Share
A sustentabilidade é uma realidade e tornou-se um fator-chave no comportamento do consumidor. Isso é particularmente perceptível em cosméticos, onde o interesse por fórmulas naturais e sem água cresce ano após ano.
Impulsionados por essa tendência, os cosméticos sólidos podem atrair esses consumidores preocupados com a sustentabilidade, oferecendo soluções para reduzir o desperdício, o peso do transporte e prolongar a vida útil dos produtos.
Uma das principais vantagens de um cosmético sólido é a redução massiva do plástico utilizado em suas embalagens, que pode ser apresentado em embalagens mais simples feitas com papel ou cartão reciclável. Outra vantagem importante é o estado concentrado em matéria ativa, assim seu volume é reduzido, diminuindo a emissão de CO2 ligada ao armazenamento e transporte.
Os cosméticos sólidos são muito mais do que apenas uma tendência. A evolução para o formato sólido tem um escopo muito mais amplo do que apenas proteger o planeta para os consumidores. Relembrando o uso e as tradições associadas ao uso ancestral do sabão, reflete todo um universo centrado na simplicidade, segurança, infância e brincadeira. Dedicar-se a descobrir um novo gesto de cuidado da pele, ver o seu produto evoluir ao longo do tempo, tornar-se um ator na sua conservação, são todos elementos emocionais que contribuem para o apego do consumidor a um produto.
A formulação de um cosmético sólido requer o uso de ingredientes puros e inovadores como o Syndopal 300MB, que pode ser usado para o desenvolvimento de produtos no formato em pó ou barra.
Mesmo que as aplicações pareçam limitadas, nos últimos anos houve um fluxo inesgotável de desenvolvimentos inovadores. Inicialmente restritos a alguns produtos como sabonetes e shampoos, agora podemos encontrar outros itens como perfumes, maquiagem, desodorantes e até pasta de dentes no formato sólido.
Apesar de todos os seus benefícios, os cosméticos sólidos ainda não conseguem atender todas as expectativas dos consumidores. Seja por uso indevido ou por produtos mal formulados, ainda por falta de eficácia a longo prazo ou simplesmente a má aplicação. Embora a formulação seja simples de processar, ela requer ingredientes precisos e criteriosamente escolhidos para se destacar e permanecer ancorados no dia a dia dos consumidores.
Existem, no entanto, abordagens inovadoras que podem ajudar a superar esses desafios e a formulação cosmética sólida está apenas nos seus primórdios e tem um futuro brilhante pela frente, ajudando a salvaguardar os recursos do nosso planeta.